cabelos featured

Como fazer o Cronograma Capilar? ( Como começar, Benefícios, Recuperação do Cabelo)

21.9.16Blogda TammyDiseró

Olá meninas, tudo bom?
Faz alguns meses que estou fazendo o cronograma capilar no meu cabelo. Como vi que deu ótimos resultados nas minhas madeixas resolvi compartilhar este truque incrível de recuperar os fios com vocês. Vocês irão ver que com o cronograma capilar seu cabelo será mais saudável, hidratado e reconstruído.



Primeiro passo: O que é o cronograma capilar? Para que serve?
O cronograma capilar é uma agenda milagrosa de recuperação dos fios que nela colocará os dias da semana que fará tal tratamento que seu fio precisa. A agenda é criada com o objetivo de reconstruir, nutrir e hidratar o cabelo a fim de repor os nutrientes que perdemos ao tempo por conta de poluição, exposição do sol, cloro de piscina, química, excesso de calor entre outros. A agenda pode ser feita por forma padrão que passarei abaixo ou podem criar o seu próprio cronograma.
 Eu recomendo começar o primeiro mês pelo cronograma oficial pois quem busca este tratamento está querendo recuperar o fio, portanto seguir este oficial é o que o seu fio precisa. Após ter feito o tratamento e sentir que os fios estão como deseja, ai sim pode seguir com o cronograma que desejar. Mas se preferir continuar com o oficial, também pode. Tudo depende do estado do seu fio.
O resultado é realmente incrível pois é composto por 3 tratamentos que recompõe com cabelo: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. São estas 3 palavrinhas que precisa gravar para fazer este tratamento.

Hidratação, Nutrição e Reconstrução - Para que serve cada tratamento?

Hidratação: O tratamento de hidratação serve para repor a água do fio, pois com o tempo o fio passa a perder o líquido que precisa para mantê-lo saudável. Se o seu cabelo se encontra sem brilho, com aspecto ressecado e o fio armado, está precisando de hidratação.

Nutrição: O tratamento de nutrição serve para repor todos os nutrientes do fio capilar. Ele irá devolver os lipídios que trará a oleosidade que o cabelo precisa. Se o seu cabelo se encontra com muito frizz, sem brilho e desalinhado, está precisando de nutrição.

Reconstrução: O tratamento de reconstrução serve para repor a proteína que o cabelo precisa para ficar forte e não quebrar facilmente. Se o seu cabelo se encontra em estado de HELP como fios finos, quebradiço, poroso, ralo e sem aquele aspecto saudável ele está precisando de reconstrução.


Segundo passo:  Cronograma Capilar - A agenda

Vou passar abaixo o cronograma oficial que é recomendado para todos os tipos de cabelo. No primeiro mês irá seguir direitinho a tabela e ir alternando os tratamentos conforme a tabela pede. Até o final do mês irá sentir o cabelo muito mais saúdavel e bonito.



Terceiro Passo: Como começar o cronograma? Quais produtos utilizar?

Muitas acham que para começar este tratamento precisam gastar muito, mas saiba que não é nada disto. Apenas terá que selecionar o produtos que possuem os componentes de cada tratamento para aplicar no cabelo. E isto, te dará liberdade para escolher quais quiser, seja os mais caros quanto os mais baratos. Eu, para terem uma noção não gastei mais que R$30,00 para concluir meu kit do cronograma.

Componentes necessários para cada tratamento

Hidratação:  Utilize máscaras que hidratam o cabelo. Aproveite e inclua algumas ampolas que potencializarão (sim aquelas que encontramos em farmácias que custam R$1) ainda mais o resultado. Os componentes são:
  • Silicone;
  • Glicerina;
  • Pantenol;
  • Aloe vera;
  • Colágeno elastina;
  • Silicones;
  • Vitaminas;
  • Mel entre outros;
Quando for comprar a máscara certifique que ela possui ação hidratante. Você pode encontrar esta informação através do rótulo (verifique os componentes) ou na embalagem.

Dica: Sempre utilize um Shampoo e Condicionador próprio para o seu cabelo. Alguns Shampoos e Condicionadores veem com compostos que podem ajudar no dia do tratamento. Verifique a embalagem e o rótulo para ver a sua função.

Nutrição: Para nutrir as madeixas, primeiro precisa saber que seus componentes são a base de óleo pois são feitos para repor a gordura e oleosidade que o cabelo precisa para ficar alinhado. Eles são de óleos vegetais e pode encontrar através de máscaras nutritivas, ampolas e óleos como o óleo de coco.
Os componentes são:
  • Manteigas Vegetais ( Manteiga Karité, cupuaçu, cacau, abacate - São super cheirosas);
  • Óleos Vegetais ( Óleo de coco, Óleo de Argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva )
  • Ceramidas;
  • Tutano Vegetal ou Animal;
Quando for comprar a máscara certifique que ela possui ação de nutrição. Você pode encontrar esta informação através do rótulo (verifique os componentes) ou na embalagem.

Dica: Sempre utilize um Shampoo e Condicionador próprio para o seu cabelo. Alguns Shampoos e Condicionadores veem com compostos que podem ajudar no dia do tratamento. Verifique a embalagem e o rótulo para ver a sua função.

Reconstrução: Na minha opinião, quando o cabelo está muito danificado a reconstrução ajuda muito para repor a massa capilar, encorpar e fortalecer os fios. Em pouco tempo já conseguirá ver uma grande diferença. A reconstrução então devolverá todos os aminoácidos e proteínas que o fio precisa. Você poderá utilizar máscaras, cremes, óleos que  possuem estes componentes :
  • Queratina ;
  • Creatina;
  • Arginina;
  • Cisteína;
  • Aminoácidos;
  • Proteína (proteínas da seda, do trilho e milho);
  • Damasco;
  • amendôa;
  • giseng;
Sempre utilize um Shampoo e Condicionador próprio para o seu cabelo. Alguns Shampoos e Condicionadores veem com compostos que podem ajudar no dia do tratamento. Verifique a embalagem e o rótulo para ver a sua função.
    Dica: Após reconstruir os fios, poderá fazer uma boa hidratação para amaciar os fios. Máscaras e outros produtos feitos para reconstruir muitos não deixam as madeixas brilhosas pois possuem outra função no fio capilar.


    Após um mês, o que devo fazer?

    Após 1 mês de tratamento, poderá fazer o seu próprio cronograma. Assim, irá verificar do que seu fio precisa (se está ressecado, armado, quebradiço entre outros)  e continuará o processo alternada conforme sua necessidade. O meu cabelo se deu super bem com o cronograma oficial, portanto estou ainda utilizando ele.


    Posso comprar qualquer produto?

    Sim, conforme as necessidades que cada tratamento pede, pode comprar a marca que quiser. Como disse, gastei em torno de trinta reais e utilizo muita ampola que são super baratinhas e dão muito resultado.


    Espero que a informação seja útil e que o cabelo fique hidratado, nutrido e reconstruído. O que é tudo que desejamos não é mesmo? Cabelo Saudável!

    Não esqueça de se inscrever lá no canal para conferir as novidades que rola por lá viu?

    Me siga no face aqui
    Me siga no Insta aqui
    Me siga no Snap : blogdatammy

    Beijo, beijo e...te vejo no próximo post!








    You Might Also Like

    0 comentários

    Que bom que você comentou *-*

    Caso tenha um blog, apenas deixe o url dele abaixo do seu comentário para que eu possa visitar ok ?


    Me siga no Instagram

    Formulário de contato